MascarArte é uma exposição coletiva composta por 43 artistas participantes do Libertas Coletivo de Artes para interferirem em máscaras de proteção individual. A Exposição teve sua inauguração virtual e também presencial, na Casa J, de Jocimar Soares, em outubro deste ano. Acolhida muito bem pelo público e pela mídia, agora é recebida pela Escola Casa Aristides, de Nova Lima, expandindo as fronteiras da Arte, mesmo durante esta difícil pandemia.
O momento que enfrentamos pede coragem. Através da Arte, podemos exaltar esse contexto e não se esquecer também do cuidado e o amor ao próximo na prevenção. Além disso, MascarArte registra a lembrança sobre o uso de máscaras e os desdobramentos desta época histórica que vivemos.
Os temas e técnicas desenvolvidos por cada artista foram livres, preservando a liberdade de expressão de cada um e sua interpretação tanto do objeto quanto do espírito da época atual.
A curadoria e expografia foram executadas pelos artistas plásticos Marcos Esteves, Paulo Apgáua e Rafael Abreu. As máscaras para a ação foram desenvolvidas e produzidas pelo designer de interiores Rafael Medeiros por sua grife Bird of Prey, que se lançou no mercado da moda como forma de se manter ativo em meio à pandemia e à cena econômica atual, criando produtos que levam consigo toda a identidade de seus trabalhos e pesquisas.
A exposição conta com fotos de cada peça, produzidas pelo fotógrafo Herman Alexander, como também com um vídeo da galeria montada, produzido pela RecViral, permitindo ao visitante ter uma experiência muito próxima à visitação presencial.